terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A Comida & O Amor

Eu sempre gostei de cozinhar, herdei essa característica da família da minha avó materna. Minha mãe e tias cozinham muito bem, é um quadro muito forte da minha infância a mesa e bancos de madeira da casa da minha avó e toda aquela comilança!
Finais de semana na minha casa da minha mãe geralmente começam com cheiro de cuzcuz feito na hora e no almoço várias comidas, as quais ficava observando a minha mãe fazer. E sempre que esqueço algum modo de preparo, recorro a ela para descobrir qual era o seu ingrediente secreto.
Adoro cozinhar...posso ficar horas na cozinha, fazendo de tudo, não há o que eu não me arrisque.
Acredito que a Comida e o Amor andam juntos. Você pode transmitir qualquer emoção através da comida.
Há alguns dias atrás cozinhei para os meus sogros na minha casa, na verdade foi aquele almoço preparado de supetão, nada programado e bem na correria. Mas coloquei o meu coração ao fazer aquela comida...cortei os ingredientes com carinho, na medida certa, deixei que a carne ficasse no ponto tenro, que as batatas ficassem coradas e macias e que o couscous marroquinho ficasse saboroso e com o crocante das castanhas.
Não podia faltar a salada, com tomates orgânicos e alface do sítio, temperadas com molho equilibrado com o doce do mel e o azedinho do vinagre balsâmico.
Naquele domingo rimos e falamos de amenidades. Tinha cheiro de angélicas no ar, cedidas pelo florista da feira na rua de casa, que não aceitou o meu pagamento pelo ramo da flor.
Mas a surpresa maior estava por vir...quando na segunda-feira a minha sogra fala ao telefone: "ontem foi um dia feliz, estávamos muito felizes na sua casa".
E então a comida e o amor novamente se juntaram e meu coração ficou um pouquinho mais cheio de amor, alegria e felicidade.

*Em breve compartilho as fotos da comidinha deste almoço aqui no blog! =)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Consumo de Leite de Vaca - Mude de ideia!

Acabei de ler no Blog da Karin a sua última postagem "Preciso dividir essa culpa", vale muito a pena a leitura.
Desde dezembro de 2008 não consumo mais leite de vaca e, ter parado com esse hábito melhorou muito a minha saúde em geral. A não ingestão de leite de vaca ou a diminuição do seu consumo melhora:
- diminuição dos mucos;
- melhora a pele;
- melhora a digestão.
E, como a Karin falou, não é a melhor fonte de cálcio. A minha nutricionista indicou o consumo de peixe, que me nutre com o cálcio que preciso.
Eu tomo leite de arroz (indicação da minha sogra), é italiano e na caixa tem a frase: Chiccolate pois é, lá na Itália leite de arroz é o leite das crianças.
Vamos lá pessoal!!! Tentem se livrar desse hábito ou, se não conseguirem, façam como a Karin...tomem leite de "Vaquinhas Felizes".
=)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Prefácio da minha infância

Dia desses estava me lembrando da infância...em um dos meus momentos de nostalgia, lembrei que sempre falava para minha amiga Vanessa que um dia iria escrever um livro sobre a nossa infância, tão recheada de histórias, brincadeiras, dramas, risadas e imaginação sem fim.

E pensei...o que é um Blog se não um livro? :) Nêssa, aqui vai então o "Prefácio da minha infância" do meu livro 'dinâmico-internético'.

Imagine quanta coisa viveu um grupo de amigos - somos em mais ou menos 12 pessoas - que passam o reveillon juntos, no mesmo lugar que cresceram, a quase 20 anos (alguns mais de 20 anos, outros nem sempre em todos os reveillons)...Imaginou? Pois é...esses são os meus amigos de infância!

Como nós fomos felizes naqueles anos...também, não tinha como não ser!

Salvador, década de 80, um condomínio onde podíamos correr, andar de bicicleta, esconde-esconde, concurso de lambada (hahahah), brincar de "Casamento Chinês", pique-bandeira, baleado, ensaiar apresentações musicais regadas às músicas da Xuxa, ficar na beira da piscina ouvindo Rafael compor sua primeira música (letra e melodia): eu vou te contar, te contar um segredo, te contar um segredo, te contar um segredUUUU, ir no cinema juntos, muitas (muitas!) festas de aniversário, ir nos primeiros shows, Carnaval, foi lá que começaram as paqueras, onde ficamos "de mal" pela primeira vez, onde ficamos "de bem" muitas vezes...

A nossa infância foi maravilhosa...quantos amigos verdadeiros pude encontrar!

Não sei de quem é esta frase: "Amigos são os irmãos que não tivemos mas, que Deus nos deixou escolher" mas, com certeza é de um ser sábio.

Quando deixei Salvador, depois da minha família, as pessoas que mais me faziam falta eram eles (1 dos meus amigos de infância até mora em SP mas...a gente nunca se vê) e, mesmo sem ter a presença física constante - como tínhamos antes - quando estou por lá ou quando encontro com eles em qualquer lugar, parece que a gente se viu ontem!

É incrível!

Em Salvador, a gente chama pai e mãe de amigo, de "Tio e Tia"... risos...e, até hoje é assim! Era um tal de entra e sai da casa de um ou do outro, todos tinham passagem livre!

As vezes dá um saudade de comer a comida da minha mamãe e das Titias do condomínio! :) A feijoada do dia primeiro de janeiro de Tia Xanda é famosa! A desse ano estava uma delícia. E acreditem, é família mesmo...rola até ciúmes de uma "Tia", Mãe ou outra "Tia" se você comer na casa de uma e não na da outra.

Hoje, todo mundo quase na casa dos trinta/trinta e poucos anos, cada um vivendo as escolhas que fez mas, algumas coisas não mudaram (ainda bem!).

Quando vai chegando no final do ano fico na expectativa do e-mail: Reveillon LaBosque ano X. Ah, e todo ano eles acabam o ano dizendo que "ano que vem não faço mais esse reveillon não"....risos...ainda bem que eles não levam a sério a promessa.

Chego em Salvador nessa época com o coração cheio de saudades mas, quando estou lá com eles e com minha família, recarrego todas as baterias de carinho, amor, amizade e respeito.

É impossível não ter o riso largo no rosto ao escrever essas linhas...que saudade!

Nessa, Tica, Jony, Tuca, Arturzinho, Pat, Nane, Pama, Mai, Júnior, Fábio e Rafa, AMO VOCÊS!


Foto: Alguém que estava na festa (acho q foi o maridão) de Reveillon LaBosque 09. Infelizmente não estão todos aí...Pama estava na pista de dança ou na fila da "roska", Fábio não foi porque estava em Paris...(muito chique, perdeu!) e outros não foram. Júnior, Maria Amália e Rafael andam sumidos, vejam se aparecem em 2010!!