sexta-feira, 17 de julho de 2009

Pressionar funciona?

Não existe expressão mais usada e batida do que: ninguém é igual a ninguém...mas, por que será que no mundo real (e não no ideal) isso é tão difícil de ser exercitado?
Confesso que tenho dificuldade de lidar, tanto com os iguais, quanto com os diferentes, tenho mania de agregação, é natural do meu ser querer agradar os outros, o que as vezes não é muito bem compreendido.
Nessa linha, andei refletindo sobre a pressão em minha vida...
Recorri, primeiro, ao "pai dos burros" e achei as seguintes definições*:
1 Ação ou efeito de premer, de comprimir, de apertar.
2 A aplicação de uma força a um corpo por outro corpo em contato com ele.
3 Ação que um corpo exerce sobre a superfície em que pousa.
4 Ação de uma força contra outra que se lhe opõe.
5 Força exercida por um fluido em todas as direções, medida sempre por unidade de superfície.
6 Influência ou força coativa; coação.
7 Tensão, força.

Vivi, esta semana, dois grandes exemplos sobre a pressão: um, que prova fielmente que ela funciona e outro, que prova fielmente que ela não funciona.

1) Comprei uma passagem aérea no site Decolar.com e, por um erro deles, debitaram um valor maior no meu cartão de crédito. Quando vi a fatura, liguei para reclamar e prontamente eles se ofereceram a corrigir o erro porém, a inicial cordialidade e aparente eficiência da empresa não se confirmaram...passei por longos 20 dias para ser restituída e, o mesmo só ocorreu depois que postei num site (reclameaqui) uma reclamação sobre a empresa, fazendo com que eles se sentissem bastante pressionados, caso contrário, iria ao Procon. Neste caso a pressão funcionou bastante, acredito que não teria resolvido sem ela.

2) Tenho um projeto onde não consigo ter sucesso sem o envolvimento constante de um outra pessoa e, assim como eu, ele tem muitos outros assuntos para cuidar (profissionais e pessoais). A pressão vem de todos os lados e, realmente é muito difícil gerenciá-la e, é natural desenharmos uma lista de prioridades para que as nossas decisões sejam tomadas de acordo com o que é mais urgente (e aqui caímos numa outra coisa difícil de fazer...diferenciar o urgente do importante, papo para outro post). A minha atitude inicial foi pressionar, usando todas as armas: influência, persuasão e, por último a coação. Acabou que minha estratégia não deu certo, tomei um belo banho de água gelada e ainda tive que reconhecer que não estava agindo da melhor maneira, apesar de estar agindo de boa vontade para que o nosso projeto tenha sucesso. Não levei em consideração que o outro está pressionado demais.

Com todo esse aprendizado tirei a seguinte lição: ser muito independente e sempre ter sido responsável pelas minhas vitórias e derrotas as vezes me faz desconhecer o limite do outro, sob pressão e, não saber quando parar.

Entendi que numa relação, puramente comercial, onde eu sou a atriz e, sozinha, sou responsável por definir próximos passos (como no caso da Decolar.com) a pressão é uma ótima aliada. Mas, quando estou numa relação com outras pessoas, que o desenrolar dos acontecimentos é ditado por todos os atores envolvidos, pressão (como coação), só atrapalha.

Ah, e pensar demais nos próximos passos dos outros também não é bom, me faz tomar decisões analíticas demais e, as vezes, equivocadas.

Tenho sempre que estar preparada para pensar: pressão realmente vai funcionar neste caso? Que tipo de pressão vou fazer? É bom dar uma passeada no dicionário de vez em quando...amplia o meu horizonte de conceitos.

Que venha o final de semana, depois de uma semana com tantos aprendizados filosóficos! =)

*Referência: UOL - Michaelis online

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Segundo semestre de cuca nova


Cortei 10 (é isso mesmo 10) dedos do meu cabelo!!! Ele estava bem abaixo da escápula e agora está assim, bem curtinho! :)
Tinha quase 2 anos que estava deixando o cabelo crescer mas, deu "ciricutico" e decidi cortar!
Falei para o Luis (meu cabeleireiro) que ele podia fazer o corte que ele quisesse, contanto que não cortasse acima da orelha, quando ele me mostrou o final do corte quase cai pra trás! risos...mas, só foi o primeiro susto, depois A-D-O-R-E-I!!!
Ficou ótimo, super prático, tipo: lavou, bagunçou e tá lindo!
É assim, nesse clima de festa e renovação que começo o meu segundo semestre!

domingo, 5 de julho de 2009

5 anos!

No dia 01/07/2009 fiz 5 anos de casada! :)
Essas datas a gente tem que comemorar com louvor! Eu comemorei de várias formas:
1º com o maridão, claro! Não me canso de dizer a ele o quanto eu o amo e o quanto eu sou feliz neste casamento.
2º com a família do maridão pois, também comemoro 5 anos como moradora dessa "megalópole louca".

Ah o amor! :)
Que esses 5 anos de casada possam virar 50, 100!
Lin, TE AMO!