quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Compaixão


Muito tempo sem escrever no blog, muitas coisas acontecendo, muitos pensamentos, voltei a trabalhar, ano acabando, aniversário chegando...muita coisa pela frente!

As últimas semanas foram exaustivas, física e emocionalmente. Com os acontecimentos, fiquei pensando um pouco em jogar muitas coisas/pessoas pro alto, "chutar o pau da barraca"...sabe quando você está cansada e quer parar com tudo? Pois é...

Estava limpando alguns papéis em casa e, encontrei um que fala sobre o Buda Avalokiteshvara, o Buda da Compaixão e, ali estava a minha lição. Avalokiteshvara "usando a sua imensa compaixão, fez a promessa de que não teria descanso e não entraria na plenitude da iluminação até que os outros seres também atingissem este estado". Lindo, ?

Diz-se que Avalokiteshvara trabalhou muito e iluminou muitos seres mas, por um segundo apenas, entrou em desespero e duvidou se poderia mesmo ajudar a todos e cumprir a sua promessa. Então, se despedaçou em mil pedaços. Mas, com a ajuda dos outros Budas e do seu pai espiritual (Amitabha) ele conseguiu se reerguer, manter-se firme no seu propósito, ganhou mil braços e a cabeça de Amithaba no topo das suas 10 cabeças.

Sei que cada pessoa interioriza as coisa que lê, ouve e vê da sua própria maneira. Ler isso foi um bálsamo para mim, sabe quando a coisa que você precisava cai no seu colo?! Foi exatamente isso.

Refleti que jogar as coisas para o alto não é a melhor opção e que, manter-me firme no meu propósito, no meu caminho e na minha Verdade deve ser maior do que os meus espasmos de dúvidas ou provocações alheias e que eu vou sim me quebrar em mil pedaços algumas vezes e que, o Deus que está em meu interior, me reerguerá, me ajudará e me guiará sempre!

E isso é ter compaixão por mim e pelo próximo. D+!

Para coroar esse momento lindo que vivi, aprendi mais sobre o mantra Om Mani Padme Hum (o mantra da compaixão), um dos mantras mais pacificadores que já ouvi...já conhecia mas, como não tinha interiorizado o seu significado, não tinha captado a sua essência.

Como é bom quando reconheço os sinais de ajuda e compaixão que recebo! Cada vez mais entendo que as respostas começam dentro...

Om Mani Padme Hum! Jay Guru!