segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Filosofando sobre o merecimento

Eu não sei se isso acontece com todo mundo mas, acredito que aconteça hoje com mais frequência do que há alguns anos atrás.

Eu pessoalmente chamo este fenômeno de síndrome do merecimento...sabe quando tudo está acontecendo tão bonitinho, certinho, no rítimo certo e de repente vem aquele pensamento: ihh só falta alguma coisa dar errado! Ou os clássicos: se melhorar estraga e muita coisa boa acontecendo é por que alguma coisa ruim vai acontecer!?

Quer pensamento mais chato do que esse? É simplesmente um balde de água fria na banheira quentinha...

E, no meu ponto de vista, isso é agravado pela influência externa. Sempre tem alguém com uma estória (geralmente do amigo, do amigo) ruim para te contar, ?

Eu não sou uma pessoa negativa nas minhas atitudes diárias e, isso não quer dizer que eu seja boba! São coisas bem diferentes... apenas não gosto de compartilhar coisas ruins ou de gerar a discórdia. Não gosto de participar de papos que tenham frases: ah! mais isso vai ser sempre assim; Esse país é uma droga; Por isso que a gente não vai para frente, etc. Também não quero dizer aqui que sou santa (muito longe disso) mas, ando de copo cheio para este tipo de atitude.

Fico pensando na energia que compartilhamos quando estamos em contato com pessoas assim e, por mais positivo que a gente seja, acredito que a nossa energia acaba sendo dissipada/sugada quando estamos em contato com pessoas assim.

E é aí que entra a síndrome...depois de um período de exposição a esse tipo de influência e, se você se permitir, é claro, você acaba pondo em cheque - desnecessariamente - a fase "maré mansa" que está vivendo. Acho que é o que estava acontecendo comigo hoje...

Tem umas três semanas que andei 'participando' voluntária e involuntariamente desse tipo de conversa e pessoas. Gente, fiquei com uma inhaca! Credo!

Acabei ficando tristinha, um pouco abatida e com aquele medinho de estar enfrentando a minha maré mansa. Pode?!

Mas, como os amigos são TUDO na vida...uma amiga (muito querida!!!) me ligou hoje bem cedinho dizendo que andava pensando muito em mim e, compartilhei com ela isso! E ela, me tirou dessa maré (ainda bem!).

A gente, quando está na síndrome do merecimento, acaba esquecendo de tudo que a gente fez e se esforçou para uma coisa acontecer...ou seja, acabamos desmerecendo o nosso esforço!! Não é louco isso?! Como a gente pode fazer isso com a gente mesmo?!

Os que acompanham o meu blog sabe que eu adoro um dicionário...fui lá ver o significado de desmerecimento: s. m. Perda de merecimento, de crédito, de confiança, de estima.

Eu sei o quanto é difícil quando você esta "curtindo" a síndrome do merecimento pensar no quanto você se dedicou para que uma coisa acontecesse mas, não podemos perder a confiança e a auto-estima e cair nesse ciclo vicioso de achar que a gente não merece as coisas que nos acontecem: boas e ruins.

Hoje então refleti sobre isso...essa pré-ocupação que nos invade nesse momento, o pessimismo, a tristeza, devem ser combatidos com a confiança de que a gente merece SIM tudo o que nós somos e as coisas que nos acontecem. E, não posso me deixar influenciar por pessoas e situações que agem e são diferentes de mim. Já diz o ditado: cada um com seu cada qual.

Tenho que me preocupar e ficar triste quando realmente tiver motivos, não na maré-mansa...na maré mansa tenho que CURTIR MUIIIITTOOO! :D

Ainda bem que a Bêr levantou o meu astral e me tirou do momento "síndrome".

Bêr! Esse post é dedicado a você! Obrigada!

3 comentários:

Karin disse...

Lulu, hj em dia, do alto da minha sabedoria dos 30 (!!!), qdo está tudo bom demais pra ser verdade eu resolvo aproveitar, pq tudo passa... e essa é a graça da vida, não é? Agora tem gente que nunca consegue perceber quando está tudo bem e ser grato com a vida, aí é barra... melhor evitar!!!
Curta muito tudo isso que vc merece!!!
beijos

erika fromm disse...

Loulou, assino em baixo.
Primeiro , esses chatos todos de plantão deviam ir moram em outro planeta e por lá ficar se lamentando da vida.
Segundo, a vida NUNCA é ruim. Tem momentos ,as vezes difíceis, mas acredito que nós temos diversos recursos para superá-los ( e um deles é evitar esses malas que nos colocam pra baixo e só dizem frases prontas de lugar comum sem nunca analisar a fundo uma situação ou relamente ter compaixão e generosidade pelo outro...enfim..
A vida tem momentos bons, momentos maravilhosos, as vezes sublime e as vezes momentos apenas normal. Ruim - nunca!!! E por que dar errado? As vezes dá algo errado mesmo, mas normal!!!

Hellene Louise disse...

Meninas, obrigada!
Smack!