terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Uma carta à Vida

No último dia 24 de Dezembro de 2014 a minha Mãe deixou a Terra. Uma dor impossível de traduzir.

Próximo sábado, dia 17, comemoro mais um aniversário, 33 anos, a idade que Jesus, o Cristo, deixou a Terra.

Hoje acordei cansada, depois de uma noite quente e mal dormida. Acordei de mau humor, chateada, com não sei quem, com não sei o quê.

Hoje conversei com algumas pessoas mas, na verdade, eu quero é conversar com a Vida. Resolvi sentar e escrever uma carta à Ela.

Querida Vida,

Eu sei que você é intensa, cheia de altos e baixos e que tem razões que a própria razão desconhece, como diria o filósofo.

Na verdade, não posso reclamar muito de Você...Você tem sido generosa comigo. Me deu exatamente a família que pedi, com todas as qualidades e defeitos que precisava para me tornar a pessoa que sou. Me deu um marido que esta sempre ao meu lado, dando aquele apoio silencioso que poucos sabem dar. Me deu duas filhas lindas, generosas, sensíveis e sorridentes que as vezes até me pergunto se merecia. E o que dizer dos amigos então? Os meus são os melhores do mundo.

Ah Vida, mas nem tudo são flores não é? Esses últimos dias têm sido estranhos ... uma estranheza que as vezes é tristeza, as vezes é saudade, as vezes é risada lembrando das boas e engraçadas recordações, as vezes é oração e outras vezes é silêncio. Não é um silêncio questionador, daqueles cheios de porquês e de "ses", é um silêncio que aperta o peito, é um silêncio vazio. Ele não é longo, logo é quebrado por alguma música cantada pelas meninas, ou pela palavra "mágica" dita por elas mais de 1.000 vezes por dia: Mãeeeeee! E muitas vezes, durantes esses dias, ao ouvir essa palavra, me lembrava que nunca mais terei uma respostas quando eu chamar: Mãe!

Como é difícil lidar com a ausência. Como é difícil responder a tantas perguntas de: Como você esta?

Quero Te dizer como eu estou: eu estou bem, a vida continua! Levanto todos os dias melhor do que eu fui dormir, me alimento bem, sorrio todos os dias, falo com as pessoas, cumpro as minhas obrigações, faço coisas que gosto, hoje até comprei um livro novo, que já começei a ler! Tenho conforto no meu coração, tenho apoio de pessoas que me amam, estou ansiosa para as férias acabarem e retomar meu trabalho. Mas, algo mudou para sempre dentro de mim.

O que é que mudou? Como Você quer que eu te responda?! Pensei que Você iria me responder!! Só sei que algo mudou profundamente, não foi para pior não...tenho certeza que no futuro vou reconhecer todos os benefícios desta mudança mas, só não sei o que foi exatamente.

Eu acho que tenho uma pista...e ela vem de uma brincadeira que faço com as minhas filhas ... as vezes, quando elas estão me chamando muito, e não chamam o pai, eu pergunto: minhas filhas, por que vocês não chamam o seu pai?? Nasceram grudadas comigo foi? E a gente cai na gargalhada por que sim!! A única pessoa a quem nascemos, literalmente, grudadas é com a nossa Mãe.

Acho que essa é a minha estranheza, agora sou eu comigo mesma.

Não quero me estender muito então, pode levar uma mensagem à minha Mãe para mim?

Mãe, Muito Obrigada por tudo! Pelos 32 anos, 11 meses e 7 dias que tive o privilégio de ser sua filha. Por tudo que você me ensinou, proporcionou, brigou, obrigou, lutou e principalmente pelo amor incondicional que você teve por mim, pelos meus irmãos, pelas minhas filhas e pelo meu marido. Você é tão especial, tão generosa que não existe a menor possibilidade de estar em qualquer outro lugar que não seja o melhor lugar do mundo. Lembre-se sempre do que lhe disse a última vez que nos falamos: EU TE AMO!

Bom querida Vida, é isso! Sigamos em frente! Tenho certeza que esse nosso novo ciclo que se iniciará em alguns dias com o meu aniversário será generoso, com saúde plena e com boas colheitas.

Beijos grande,
EU.

2 comentários:

Ana Paula Delgado disse...

Ah, como é bom ter umas conversas dessas de vez em quando, né, amiga?! Super te compreendo. Bjs

Alessandra Ortega disse...

Obrigada por compartilhar esta reflexão. Não precisa de mensageiro não porque existe a telepatia e ela já leu tudo isso diretamente de dentro do seu coração❤️ feliz aniversario minha cara amiga, que Deus continue te abençoando de sabedoria e oportunidades de crescimento/aprendizagem.