quinta-feira, 19 de março de 2015

Livros, Livos e mais livros!

Livros, livros e mais livros. Tem coisa melhor do que cheiro de livro novo? Um dos meus cheiros favoritos, só perde para o cheiro gostoso das pessoas que eu amo, não o cheiro 'perfumado' mas, aquele cheirinho de pessoa quando acaba de acordar. Se eu fechar os olhos e imaginar algumas pessoas - poucas, bem poucas - na minha frente, sou capaz de sentir o cheirinho .... hummm .... opa, voltando: Livros!

Eu sou fã de literatura, por muitas vezes sou monotemática, confesso mas, como desapegar de um gosto literário ou um assunto?! É difícil!

No momento atual estou numa fase de “Esquizofrênia Literária”, rs! E tiro a explicação desta minha afirmação de um dos meus livros de cabeceira do momento: Vocabulário de Psicanálise (Laplanche e Pontalis), Esquizofrenia “... habitualmente as seguintes características: a incoerência do pensamento, da ação e da afetividade”.  Ando interessada em temas tão diversos e incoerentes entre si que – mas, que afetivamente me envolveram, olha! Nada de esquizofrênico aqui, ufa! - que não teria termo mais adequado!

A variedade é tanta que vai desde textos sagrados, como os do Bhagavad Gita, até livros com foco em Coaching e Insight Selling. Ah! Sem esquecer, é claro, dos contos de fada, cozinha infantil, antroposofia, etc, etc, etc.

Algumas semanas, quando estou muito cansada, sofro de o efeito colateral de tanta diversidade, o chamado “efeito cabeção”. Sabe aquela sensação que, se algum assunto novo tiver que entrar na sua cabeça ela vai explodir? Nada como uma boa noite de sono para mandar o cansaço embora e, se acordar com direito a cheirinho de pessoa amada ao lado, melhor ainda!

Compartilho com vocês 7 dos livros que me fazem companhia ultimamente:

- Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud (Especificamente 2 textos nas últimas semanas: Luto e Melancolia e O Ego e o Super Ego) – Sigmund Freud;
- Mulheres que correm com os lobos – Clarissa Pinkola Estés;
- A Eterna Busca do Homem, Vol I – Paramahansa Yogananda;
- Os Contos de Fadas: Sua poesia e interpretação – Rudolf Steiner;
- No coração...A Cozinha: Onde Tudo Começou – Rita Prado Perim com Ilustrações de Hèléne Arthur Delmonte;
- O líder coach - Rhandy di Stefano;
- Insight Selling - Mike Schultz e John E. Doerr.

Deixo vocês com uma frase do romancista francês André Maurios “A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.”

E você, o que tem lido? Não valem blogs, posts, mensagens de what’s app ou qualquer outro texto via mídia social – inclusive deste blog aqui! :)

4 comentários:

eubridge disse...

Estou lendo a peça de teatro O Diabo e o Bom Deus, que me fez a cabeça com 20 anos.

Solange disse...

Eu estou lendo"O Livro do Perdão" de Desmond Tutu.

Ana Paula Delgado disse...

Ah, amiga... Então, somos duas! Também amo ler e sou bastante eclética. Coisa de alma renascentista, amada. Nada, nada de esquizofrenia, rsrsrs. ;p

feborges disse...

No momento lendo Autobriografia de um Yogue, A Profecia Celestina, Destino La Templanza, Pmbok e.... O Gato Grato, Fom Fom O barulho da cidade e outros infantis. ;)