terça-feira, 2 de março de 2010

Reflexão

Não sou muito fã do Paulo Coelho mas as vezes, quando navego pelo G1, dou uma olhada na coluna que ele escreve lá.

Achei muito interessante o post que ele fez, chamado "O Jogo de Xadrez" e, mais interessante ainda a chamada deste post "É importante saber equilibrar disciplina e misericórdia".

Fiquei refletindo sobre a verdade dessa frase...as vezes somos tão disciplinados (e disciplinadores) que esquecemos do equilíbrio que sempre deve existir entre disciplina e misericórdia. Quando li esta frase para mim misericórdia significou: se colocar no lugar do outro, ser flexível e compreensivo. Mas, ao mesmo tempo, como colocar limites nessas atitudes - disciplina e misericórdia - para que as pessoas e nós percebamos o momento de parar e mudar?

Nós somos muito complexos e cada um acredita que é, e que as situações que vive e viveu são mais complexas e maiores que a do outro e essa briga de egos só resulta em indivíduos e ações egoístas.

Autoconhecimento, reflexão, perdão, auto-perdão, responsabilidade, misericórdia...são atitudes que exigem tanta coragem para serem tomadas e as pessoas, por puro egoísmo (consigo mesmas e para com o próximo) se eximem de tomá-las. E, é a partir daí que nos deparamos com pessoas inflexíveis, que querem encontrar a felicidade própria, sem pensar: será que existe felicidade se a gente não faz alguém mais feliz?

Um comentário:

Karin disse...

adorei a sua reflexão. Pra mim não existe felicidade sozinho, paz sim, felicidade não! Beijo