quarta-feira, 25 de março de 2009

Sentido

Em mais uma das minhas reflexões andei pensando sobre sentido.
Na verdade fui levada a esta reflexão ao final de uma das aulas da pós-graduação.
Fui 'apresentada' a um médico, psiquiatra e filósofo chamado Viktor Frankl, fundador da escola da Logoterapia.
Depois da aula fiquei "matutando cá com os meus botões" sobre o sentido que emprego a algumas coisas na minha vida. Analisando se esta ou aquela coisa tinha realmente o sentido real que as pertencia e, se este sentido era igual ao sentido que agreguei à elas. Ihhh...olha, posso dizer que essa reflexão gera muitas outras reflexões.
Me interessei pelo Viktor Frankl e resolvi ler um pouco mais sobre ele.
Cheguei a conclusão que melhor do que compartilhar as minhas reflexões - acreditem, até agora estou refletindo - , seria compartilhar uma parte de um texto do Frankl que consegui.

"Não procurem o sucesso.
Quanto mais o procurarem e o transformarem num alvo, mais vocês vão errar.
Porque o sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido; ele deve acontecer, e só tem lugar como efeito colateral de uma dedicação pessoal a uma causa maior, ou como subproduto da rendição pessoal a outro ser. (...)
Quero que vocês escutem o que sua consciência diz que devem fazer e coloquem-no em prática da melhor maneira possível.
E então vocês verão que a longo prazo - estou dizendo a longo prazo! - o sucesso vai perseguí-los, precisamente porque vocês esqueceram de pensar nele. (...)
Nós que vivemos nos campos de concentração podemos lembrar de homens que andavam pelos alojamentos confortando a outros, dando o seu último pedaço de pão. Eles devem ter sido poucos em número, mas ofereceram prova suficiente que tudo pode ser tirado do homem, menos uma coisa: a última das liberdades humanas - escolher sua atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho
."
(Frankl, "Em busca do sentido", prefácio da edição 1984)

Um comentário:

Unknown disse...

"O sucesso é ser feliz"